24.6.08

Secretário de saúde de Ceará-Mirim é detido por caça ilegal de arribaçãs:

Seis pessoas, dentre elas o secretário de saúde do Municipio de Ceará-Mirim, Cesimar Claudino da Silva, foram presas na manhã desta terça acusados de crime ambiental. Eles foram falgrados por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) caçando arribaças numa região conhecida como Pombal, que fica na zona rural da cidade de Jandaíra. De acordo com a polícia, os outros detidos foram pessoas influentes do munícipio de Ceará-Mirim, como um suplente de vereador e dois comerciantes.
“Devido as chuvas que caíram na região, muitas lagoas se formaram e as arribaçãs passaram a ‘frenquentar’ o local para beber e se alimentar. Com os acusados, foram apreendidos dois carros sendo um Siena prata e um Gol vermelho, oito espingardas, mais de 500 cartuchos e material de caça, como munição, pólvora e chumbo”, disse um agente da delegacia de Jandaíra que não quis se identificar.
Ao todo, ainda de acordo com o agente, mais de 160 arribaçãs foram pegas em posse dos acusados. Depois de serem autuados por crime ambiental e ser lavrado o TCO, todos foram liberados mediante pagamento de multa. “A multa é estipulada de acordo com o número de arribaçãs que cada um for pego. Cada ave equivale a R$ 500 reais”, afirmou o agente. Todos os materiais apreendidos foram levados para a sede do Ibama.
Fonte: DN Online/by Miquéas Capuxú.

Nenhum comentário: