25.6.08

Diretor da penitenciária de Alcaçuz é exonerado do cargo

O coronel Marcos Rodrigues Pinheiro foi exonerado a pedido do cargo de diretor da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, ontem, através de publicação no Diário Oficial do Estado. A exoneração acontece um dia depois da fuga do preso Amilton Gleyson, que escapou pela porta da frente, driblando 11 PMs e nove agentes penitenciários. O delegado Ailson Dantas, titular da Delegacia de Ceará-Mirim, assume a direção do presídio considerado o mais seguro do Estado.
A exoneração, segundo o DO, foi a pedido. Mas informações obtidas nos bastidores da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) dão conta que a situação do coronel era insustentável já há algum tempo devido a fugas e a decapitação de dois detentos ocorridas este ano.
O estopim ou “a gota d’água”, como disse uma fonte, foi a fuga pelo portão principal do presídio. O preso – que estava detido há mais de um ano - fugiu na tarde de domingo durante a visita. O preso tinha sido condenado por assalto, mas estava no regime semi-aberto. Ele ainda responde a dois outros processos.
O delegado Ailson Dantas tem um perfil operacional. Pelas delegacias onde passou, ele ficou conhecido por comandar as investigações em campo, longe do gabinete. Foi assim que ele desmantelou várias quadrilhas, principalmente, de assaltantes com atuação na Região Metropolitana de Natal. Ailson Dantas, em contato com a TN, disse que aceitou o desafio e espera contar com estrutura para um bom trabalho no presídio.
Fonte: TN/by Miquéas Capuxú.

Nenhum comentário: