19.6.08

Morre pistoleiro que desafiou autoridades:


Depois de quase dois meses de caçada policial, chegou ao fim, na madrugada de ontem, quarta, (18), neste Município, (a 248 quilômetros de Fortaleza), a saga de crimes praticados pelo pistoleiro Lucivando Saraiva Diógenes, o ‘Gordo’, bandido que vinha aterrorizando a região do Vale do Jaguaribe, desafiando as autoridades e a Lei.

Por volta de 3h30, ele tombou morto durante uma troca de tiros, com uma patrulha da Polícia Militar. ‘Gordo’, foi cercado por policiais, comandados pelo major PM Jair Matias Queiroz, da 3ª Companhia do 1º BPM, (Jaguaribe), na localidade de Fazenda Desterro, no distrito de Caiçara, em Jaguaretama, bem perto do limite com Jaguaribara.

O pistoleiro estava armado com um fuzil Imbel, de calibre, 5.56, (similar ao AR-15, Americano), e uma pistola Glock, calibre (0.40), de fabricação austríaca. Além disso, vestia um colete à prova de bala e, tinha nos bolsos mais 102 cartuchos de reserva para o fuzil e outros 27 para a pistola. Cumprindo o que havia jurado, ‘Gordo’, ao perceber que estava cercado pela Polícia, não se rendeu.

Trocou tiros com os militares e recebeu vários balaços, morrendo na hora. Ainda assim, seu corpo foi levado para o Hospital Adolfo Bezerra de Menezes, neste Município. Logo, a notícia de sua morte se espalhou pela região e, quando o dia amanheceu, dezenas de curiosos seguiram até a unidade hospitalar, para ver o cadáver do pistoleiro.

Ainda na manhã de ontem, chegaram a este Município, várias autoridades da Segurança Pública do Vale do Jaguaribe, entre elas, o diretor do Departamento de Polícia do Interior, (DPI), delegado Thales Franco Cavalcante, e o comandante do 1º BPM, (Russas), tenente-coronel PM Humberto Rômulo Aragão de Paula Tavares. Segundo relato, de alguns policiais que participaram diretamente do confronto, por volta de 3h30 o pistoleiro se viu cercado pela Polícia, em uma estrada no Sítio Desterro.

Ele se escondeu no matagal por alguns instantes e conseguiu abordar um agricultor, de quem tomou sua bicicleta. Tentou fugir, mas foi descoberto e resolveu enfrentar os policiais a bala. O confronto foi rápido e, logo, ‘Gordo’, estava morto. A Polícia, descobriu o paradeiro do pistoleiro, depois de uma intensa operação que se arrastava há vários dias. Na última segunda-feira, um dos esconderijos do bandido foi ‘estourado’ pela PM: um sítio na localidade de Várzea Grande, a cerca de 70 quilômetros da sede de Jaguaretama, já perto do limite com o Município de Banabuiú.
Na propriedade rural foram encontradas algumas armas da quadrilha liderada por ‘Gordo’, entre elas, um fuzil modelo AK-47, de fabricação Russa, usado por guerrilheiros e terroristas.Durante a operação policial da última segunda-feira, quatro pessoas foram presas, acusadas de facilitar as fugas do bandido e, de escondê-lo sempre que o cerco se fechava. Ontem, ‘Gordo’, estava novamente bem armado, mas, desta vez, não conseguiu escapar.

PROTAGONISTA:

Fugitivo usava uma identidade falsificadaLucivando Saraiva DiógenesApontado como autor de um ´rosário´ de crimes de pistolagem, assaltos e de comandar o tráfico de drogas no Vale do Jaguaribe, Lucivando Diógenes vinha usando uma identidade falsa, com o nome de Renato Mendonça Barreros.
Fonte: Fernando Ribeiro - Jaguaretama-CE/by Miquéas Capuxú.

Nenhum comentário: