11.6.08

Barragem de Santa Cruz transborda pela segunda vez:

O se­gun­do maior re­ser­va­tó­rio hí­dri­co do Rio Gran­de do Nor­te, a Bar­ra­gem de San­ta Cruz, en­cra­va­da no mu­ni­cí­pio de Apo­di na re­gião do Mé­dio Oes­te po­ti­guar, trans­bor­dou pro­por­cio­nan­do ale­gria pa­ra os apo­dien­ses que aguar­dam an­sio­sos pe­la sua se­gun­da san­gria, de­pois de sua inau­gu­ra­ção em 11 de mar­ço de 2002.
De­no­mi­na­da de Bar­ra­gem Mi­nis­tro Aluí­zio Al­ves, San­ta Cruz al­can­çou sua ca­pa­ci­da­de má­xi­ma de ar­ma­ze­na­men­to de água com lâmi­nas de água que atin­gi­ram até 1,30 (um me­tro de trin­ta cen­tí­me­tros). Com ca­pa­ci­da­de de acú­mu­lo de 600 mi­lhões de me­tros cú­bi­cos o im­por­tan­te re­ser­va­tó­rio foi cons­truí­do atra­vés de uma par­ce­ria dos go­ver­nos es­ta­dual e fe­de­ral. A úl­ti­ma vez que o re­ser­va­tó­rio san­grou foi em 10 de fe­ve­rei­ro de 2004.
A bar­ra­gem, que che­ga aos 58 me­tros de al­tu­ra, é pon­to tu­rís­ti­co da re­gião, que com a san­gria vem re­ce­ben­do ain­da mais vi­si­tan­tes pa­ra ver de per­to o es­pe­tá­cu­lo das águas. É im­pos­sí­vel não per­ce­ber nos ros­tos dos apo­dien­ses um sen­ti­men­to de ale­gria dian­te do es­pe­tá­cu­lo das águas cain­do do al­to do re­ser­va­tó­rio que se trans­for­ma em uma ver­da­dei­ra cor­ti­na de águas.
Fonte e foto: ovaledoapodi/by Miquéas Capuxú.

Nenhum comentário: